Como fazer estantes suspensas

Estantes são móveis clássicos e sempre úteis na organização, que tal dar uma repaginada no visual delas? Confira 5 dicas de estantes suspensas cheias de estilo

As estantes suspensas já são itens obrigatórios na casa dos amantes de decoração moderna e cheia de personalidade. Quem gosta de colecionar livros ou qualquer outro objeto de arte que ajude a compor o ambiente da casa ou apartamento, já deve ter se deparado com um novo estilo de móvel que traz originalidade ao tradicional modelo de estante que estamos acostumados. Os móveis de chão com prateleiras horizontais dão hoje espaço a peças modernas, com suporte invisível, que descem do teto ou da parede ou até mesmo que se aproveitam de outros objetos para criar um visual diferenciado.

Trazemos hoje uma lista com cinco opções de estantes suspensas de diversas formas, para você botar a criatividade para funcionar e adequar agora mesmo para o seu lar.

Estante suspensa por corda: direto no teto

Uma ideia cheia de estilo que pode ser feita por você mesmo em casa é a estante suspensa que vai presa direto ao teto da casa. Para criar essa composição é preciso que você tenha ripas de madeiras de tamanho e largura iguais, alguns metros de corda e ganchos de sustentação. As madeiras precisam ser furadas nas quatro extremidades para receber as cordas, que devem ser atadas com um nó firme no final da última prateleira. Após definir a altura que existirá entre uma prateleira e outra, dê um outro nó ou use cola ou algum tipo de separador para manter tudo firme no lugar com a mesma altura e alinhamento. Tenha certeza de que tudo está reto para as coisas não caírem ou ficarem tortas em cima delas. Pronto! Sua estante suspensa está feita e pronta para uso. Você pode utilizar tinta para colorir sua estante ou manter tudo no próprio tom cru da madeira.

07_06_estantesuspensa5

Estante suspensa por corda: direto na parede

Uma variação da estante suspensa no teto é a que vai direto na parede. O processo para criar é o mesmo, mas nesse caso o gancho de sustentação deve ser pregado direto na parede e a prateleira ficará com a parte de trás encostada nela. É possível criar uma estante de um único nível ou adicionar novos seguindo as considerações da dica acima. Essa ideia fica legal para receber objetos decorativos ou pequenos vasos de flores e plantas. Apoie também quadrinhos ou fotografias emolduradas que você tenha em casa e queira adicionar na sua decoração.

07_06_estantesuspensa2

Estante suspensa com prateleira invisível: ideal para livros

A estante com prateleira invisível é uma ótima ideia para livros, devido ao visual que ela trás ao ambiente. A sensação é a de que os livros estão flutuando na parede graças a um truque muito simples que pode ser feito também em casa. Você pode adaptar a ideia com um aparador de livros, que pode ser encontrado em lojas grandes que vendem materiais para escritório. Basta fazer um furo e parafusá-lo direto na parede. Para encaixar, escolha um livro grosso e firme que servirá como base para os demais, que devem ser mais leves. Encaixe a parte de trás da capa do livro embaixo do suporte e feche o livro com a lombada para fora, exibindo o título. Depois disso, basta apoiar os demais em cima e está pronto.

07_06_estantesuspensa3

Estante suspensa direto na parede: no alto para um visual diferente

Não é preciso ousar muito na montagem da estante para conseguir um visual que fuja da zona de conforto. Que tal comprar ou mandar fazer uma estante do tipo nicho de parede e suspendê-la no alto? Diferente das estantes de chão, essa fica completamente presa na parede e pode ser decorada com livros, objetos decorativos, action figures, CDs, vinis ou jogos de videogame, o que sua mente mandar! O importante aqui é dar a sua personalidade ao itens de decoração tornando esse móvel ainda mais único e personalizado. Para ficar ainda mais legal, você pode usar uma cor que se destaque com o tom de fundo da parede, como um tom bem vibrante e colorido para contrastar com parede brancas ou em tons de cinza bem clarinho.

07_06_estantesduspensa1

Estante suspensa tipo escada: transformando itens usados em novos móveis

Tem uma escada velha sem uso em casa e ainda não sabe o que fazer com ela? Você pode criar em casa mesmo uma estante nova, que pode ser utilizada em vários ambientes de acordo com o tipo de decoração que você deseja. Para criar essa peça é necessário que você tenha, além da escada, algumas ripas de madeira que tenham a mesma largura dos degraus da escada. É importante que elas tenham tamanhos variados para compor uma escala de prateleiras crescente de cima pra baixo. Basta encaixar tudo degrau por degrau e pregar para dar firmeza. Se desejar, pinte de uma cor que vai combinar com o resto dos móveis ou decoração e disponha seus itens da forma que preferir. Agora você tem um móvel novo e personalizado.

07_06_estantesuspensa4

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.