7 dicas para usar veludo na decoração da casa

Inverno merece casa quentinha, e uma boa ideia é apostar no veludo para dar aquele toque aconchegante e sofisticado ao seu ninho

Com a proximidade cada vez maior da época mais fria do ano, a decoração da casa merece um carinho especial. Os ambientes devem ficar aquecidos ao toque e ao olhar, dando a sensação de aconchego. Para isso, nada melhor do que apostar nos revestimentos de inverno.

Então, que tal descobrir como deixar a casa mais bonita com essa novidade? Veja as dicas que separamos para você e invista na decoração do seu cantinho!

Atemporal ou vintage? Veludo na decoração é tudo!

Sabe aquela moda que não passa – ou que passa, mas basta alguém lembrar dela que ela volta com tudo? Veludo na decoração é isso, há cerca de dois anos voltou a se tornar tendência. Agora, com a proximidade do inverno, mais do que nunca vale a pena usar esse tecido que é sinônimo de luxo e conforto, seja de forma pontual ou mais ousada. Afinal, veludo na decoração é tudo!

1 – Faça jogos de almofadas para a decoração sala

Uma forma muito legal, rápida e barata de dar um toque completamente diferente à decoração da sala é através dos acessórios – especialmente as almofadas. E nem é preciso comprar novas, você pode aproveitar as que já tem e só fazer capas novas.

Uma dica legal é combinar o tecido com outras texturas, como madeira ou couro, dando um certo ar de sofisticação. Se o sofá for de couro escuro, por exemplo, vale comprar um veludo de cor contrastante, como laranja ou vermelho, ou tons de terra mais claro. Lembre-se que há vários tipos de veludo, em diversas cores e texturas – e todas valem.

Se quiser dar um ar mais despojado, faça também almofadões e jogue-os pelo chão. Eles ficam especialmente convidativos no home theater, por exemplo. Quentinhos e macios, as crianças adoram.

24_04_veludo1

24_04_veludo2

2 – Forre aquela poltrona com um capitonê de veludo

Que tal dar cara nova àquela poltrona antiga que você não aguenta mais olhar para ela? Uma boa dica é fazer um capitonê de veludo, fica um charme na decoração. Se a predominância no ambiente é de tons neutros, ouse colocando um azul royal, por exemplo.

Bancos e pufes também podem incorporar a ideia, inclusive para a decoração do quarto. Eles ficam especialmente bonitos e elegantes aos pés da cama, por exemplo – e ainda servem de apoio para você se vestir.

24_04_veludo3

24_04_veludo4

3 – Dê um toque vintage e faça uma decoração com estilo

Agora imagine que você realmente quer mudar a sala toda e arrasar na decoração com estilo. Para dar um toque muito feminino e vintage, mande forrar o sofá de cor de rosa e as almofadas de preto e branco.

A mistura fica sensacional em um ambiente bem claro, com paredes brancas. Acima do sofá, invista em um quadro que tenha essas cores de forma mais discreta. Coroe isso tudo com um belo lustre de cristal e pronto, sua casa está de arrasar.

24_04_veludo5

24_04_veludo6

4 – Transforme a mesinha de centro em um destaque na decoração de sala

Outra ideia super bacana é forrar aquela mesinha de centro de madeira que você está sempre pensando em mandar para a doação. A dica, nesse caso, é lixar os pés e dar um toque meio provençal à peça. Você também poderá continuar a usá-la como mesa de centro se quiser. Versatilidade à toda prova e com muito estilo.

24_04_veludo7

5 – Mais do que um teatro: a sua casa

Para quem pensa que cortina de veludo só fica bem em teatro, vale dar uma olhada nessas ideias que separamos para você. Uma delas é aproveitar um varão com argolas douradas e fazer uma bela e meio dramática cortina de veludo azul escuro. O tom aquece o ambiente e cria uma atmosfera sofisticada.

24_04_veludo8

24_04_veludo9

Na decoração do quarto a cortina de veludo também fica um charme, mas aí a ideia é aquecer ainda mais o clima colocando uma cor quente, como um vermelho ou vinho. Vale veludo liso ou em relevo – crie de acordo com o seu gosto e personalidade.

24_04_veludo10

Essa dica é para quem mora em apartamento pequeno: a cortina de veludo é uma excelente ideia para dividir ambientes. Você mantém a privacidade que precisa com muito estilo e bom gosto.

24_04_veludo11

6 – Bons sonhos em uma cama de veludo

Você pode até não saber, mas o veludo era um dos tecidos favoritos de Coco Chanel para decorar seu atelier, que a estilista via como uma extensão de sua própria casa. Então, por que não ousar um pouco mais e fazer uma cama muito estilosa? Afinal, de uma certa forma seu quarto é o seu atelier, onde você se prepara para a vida.

Você pode forrá-la totalmente de veludo em simples ou capitonê, por exemplo, ou apenas dar um toque de ousadia forrando a cabeceira da cama. Tudo muito charmoso e sensual, que você pode criar um quarto único em tons de cinza e prata ou qualquer outra cor que agradar aos seus sentidos. Evite apenas cores muito fortes e quentes para que não atrapalhem o sono. Mas isso depende do gosto e da personalidade de cada um, é claro.

24_04_veludo

24_04_veludo12

24_04_veludo13

7 – Como combinar o veludo na decoração da casa

O veludo é considerado um clássico, e pode ser combinado com diversos tecidos. Por isso, você pode escolher colchas, mantas para sofá e tapetes em alpaca, tricot, sued ou o próprio algodão.

Ele também fica ótimo com texturas, como já falamos lá em cima, principalmente com as fibras naturais, como madeira e couro. Uma boa opção é jogar com móveis e acessórios rústicos, compondo um mix muito interessante.

Mas se você faz mais o estilo clássico, opte pela combinação com cristais e prataria, que o veludo fica ainda mais sofisticado.

Fonte: Estado de Minas, Lugar Certo

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.