Cozinhas planejadas: uma ótima solução para quem tem pouco espaço

Veja como ter uma cozinha planejada perfeita para saborear suas receitas com todo charme e conforto

Hoje, mais do que nunca, eles estão em alta no mercado imobiliário: os apartamentos pequenos. E hoje também, fruto de um retorno aos velhos e bons tempos da convivência simples e gostosa, as cozinhas voltaram a ser o ponto central da casa. Para conciliar ambas as coisas com muito charme e conforto, a cozinha planejada está com tudo.

Veja as soluções que nós separamos para você e como a cozinha planejada pode dar um toque especial ao tempero dos encontros com a família e os amigos.

19_04_cozinha1

Casa planejada, um jeito gostoso de viver e receber

Espaço não é problema, o que importa é ter criatividade e bom gosto. Há quem pense que quanto mais reduzido melhor: as pessoas ficam mais próximas, o clima mais íntimo. Inclusive para cozinhar e compartilhar com os amigos aquelas receitas que só você sabe fazer.

Se o espaço é pequeno, os armários poderão ficar parecendo um trambolho na parede, então deixe-os de lado e invista nas prateleiras. Aqui a dica é deixar tudo exposto.

Sim, porque exposição não significa bagunça: na decoração da cozinha pequena tudo pode ficar à vista, mas de forma organizada. Uma boa opção são prateleiras de madeira maciça, que por si só já decoram o ambiente.

19_04_cozinha2

Armários para cozinhas planejadas

Na hora de fazer os armários sob medida, eles devem ser mais estreitos. Quem não gosta das prateleiras abertas pode fazê-los na medida de uma única prateleira, só que fechados com portas para evitar o excesso de informação visual e de poeira. Essa é uma boa solução para quem prefere o aspecto clean da cozinha pequena.

Como unir fogão, geladeira, pia, eletrodomésticos e acessórios em uma cozinha pequena não é tarefa fácil, tire a medida de tudo e crie moldes de papelão em tamanho real. Vá experimentando as mais diversas arrumações até chegar a que você mais gostou. Não esqueça de levar em consideração o espaço para abrir as portas dos armários. Só então traga os móveis e mande fazer os armários.

19_04_cozinha3

No lugar de mesa, um belo aparador e banquetas na cozinha planejada

Não é porque a cozinha é pequena que a decoração vai deixar a desejar. Você pode aliar funcionalidade à beleza e desfrutar de momentos incríveis na sua cozinha planejada. Basta seguir algumas dicas e ideias bem legais.

Uma delas é a integração de espaços, claro: confira a possibilidade de abrir a parede com a da sala, por exemplo. Cuidado apenas para que ela não seja estrutural. E nem precisa se preocupar em colocar uma mesa: se não quiser um balcão tradicional, coloque um aparador.

Você ainda pode conseguir mais funcionalidade se colocar rodinhas em seus pés (com travas de segurança, claro). Assim você ganha mais flexibilidade para andar com ele pela casa, inclusive encostando-o em outra parede ou abaixo da janela quando for necessário. Use banquetas com encosto para aumentar o conforto.

19_04_cozinha4

Na decoração, tons claros ajudam a aumentar a cozinha pequena

Quanto mais claros os tons da casa, mais ampla ela parece ser. Há várias cozinhas planejadas já prontas que são em tons claros, como as feitas em MDF, por exemplo. Branco fica lindo com madeira clara, dando um certo ar provençal.

Mas se você não quer uma cozinha toda branca, não há problema. Você pode revestir uma das paredes com tijolinhos aparentes, ladrilhos hidráulicos, azulejos ou mesmo cobri-la com adesivos. Bonito, rápido, prático e barato.

Outra ideia é usar o revestimento da parede do balcão, dando um toque pontual de cor na decoração sem escurecer o ambiente.

19_04_tonsclaros

Saiba usar a iluminação natural nas cozinhas

Se a sua cozinha tem apenas uma janela basculante, veja com o condomínio a possibilidade de trocá-lo por uma janela de vidros maiores e mais claros, investindo na luminosidade natural.

Se não for possível, não tem problema: procure posicionar a pia e o fogão de forma a receberem o máximo possível de luz. Preferencialmente a área de preparo dos alimentos deve ficar em frente à janela.

Se tiver móveis aéreos em cima da pia ou da bancada, instale spots de luz embutidos, que fornecem luz artificial na medida certa para o manuseio dos produtos.

19_04_cozinha5

 

Planeje você mesma sua cozinha 

Há várias empresas que projetam cozinhas planejadas, com soluções específicas para cada apartamento, mas nem sempre o orçamento permite esse luxo. Por outro lado, muita gente gosta mesmo é de personalizar a cozinha do seu jeitinho, o que pode render resultados muito bacanas.

No entanto, preste atenção a alguns detalhes, como as medidas de cada item. Independentemente de a sua cozinha ser quadrada ou corredor, geralmente a bancada tem cerca de 60 cm de profundidade. Descontando essa medida, deve sobrar 80 cm para uma pessoa ou 120 cm para duas pessoas.

Se houver balcão em ambos os lados, o corredor central deve ter entre 120 cm e 150 cm de largura – inclusive se a sua cozinha conseguir suportar uma ilha. Nesse caso esse deve ser o espaço para que possam entrar algumas banquetas.

19_04_cozinha

Móveis planejados ou móveis modulados?

Não, eles não são a mesma coisa, por isso é interessante saber a diferença na hora de compor sua cozinha planejada. Os móveis planejados são aqueles feitos por encomenda por um marceneiro ou empresa especializada, levando em conta o material que você escolher e as medidas exatas da sua casa. É possível economizar bastante espaço. Eles são mais caros e, geralmente, mais resistentes também.

Já os móveis modulados são encontrados prontos e podem ser adaptados ao espaço que você tiver. Eles são bastante versáteis e você pode escolher o número de módulos, de prateleiras, o modelo das portas e até dos puxadores, mas seguem padrões já pré-estabelecidos de tamanho. É possível montar dezenas de combinações, mas pode ser que não se encaixem com tanta perfeição no espaço disponível. Em compensação, são mais em conta.

A escolha vai depender da sua disponibilidade orçamentária, do tempo pretendido para a arrumação da cozinha e do seu gosto pessoal.

small apartment kitchen ideas Flatware Kitchen Appliances

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.