Sorteio de vagas da garagem em condomínios

Saiba como organizar o sorteio, quais regras aplicar e quais tecnologias disponíveis para facilitar o processoSaiba como organizar o sorteio, quais regras aplicar e quais tecnologias disponíveis para facilitar o processo

Se sabemos que a assembleia de sorteio de vagas no condomínio será cheia e longa, a preparação para esse encontro é importantíssima.

Em muitos condomínios as vagas não são determinadas, acontece um rodízio para uso das mesmas. Para decidir qual morador usará qual vaga é feito um sorteio que pode ser semestral ou anual – essa informação está descrita na convenção, assim como a forma do sorteio.

Diferentemente do passado, o entendimento atual é que os inadimplentes podem participar dessa assembleia, uma vez que vedar a sua presença no momento que são escolhidas as vagas de garagem pode ser interpretado como violação em seu direito de propriedade.

Preparação para a assembleia de sorteio de vagas

Na convocação, que deve ser protocolada, pode ir junto a planta da garagem para que os moradores também possam se preparar e escolher mais rapidamente uma vaga.

Caso haja possibilidade da assembleia decidir pelo uso de manobristas – sejam funcionários próprios do condomínio ou terceirizados – isso também deve estar discriminado na convocação.

Outra medida a ser tomada antes da reunião é um levantamento sobre a quantidade exata de vagas e automóveis no condomínio, assim como seus tamanhos – variam entre pequenos, médios e grandes.

Também é importante saber quantas vagas cada unidade tem direito. Vale também verificar se a cobertura tem direito a mais vagas.

Em casos onde há problema de espaço ou falta de vagas, uma alternativa pode ser a contratação de serviços ou arquitetos especializados em redesenhar a disposição das vagas nas garagens. Em muitos casos é possível ganhar mais espaço e até vagas.

Também é importante saber quantos idosos e pessoas com necessidades especiais existem no condomínio.

Geralmente nesse grupo se inclui também, por liberalidade de cada condomínio, médicos que necessitem sair rapidamente e pessoas com dificuldades para manobrar seus veículos. Para esses, geralmente são destinadas vagas maiores, para que os cadeirantes consigam abrir a porta do carro totalmente, por exemplo – e mais perto dos elevadores e/ou de suas torres.

Vale lembrar que isso é opção de cada condomínio e que apenas pessoas portadoras de necessidades especiais têm direito às vagas com essa denominação – e que os condomínios têm um número máximo de vagas desse tipo.

DICA: o que se costuma fazer quando há muitas pessoas com essa característica é oferecer uma vaga de embarque e desembarque apenas, para que quando esse morador seja passageiro não precise se locomover da saída do elevador até o automóvel.

Tipos de sorteio de vagas de garagem

Há diversas formas de sorteio para se basear. A forma mais rápida é a que sorteia a vaga e a unidade ao mesmo tempo. Ou seja: não há a possibilidade de escolher a vaga.

“É a forma mais rápida de se sortear as vagas”, aponta Laercio Correa JR, sócio da AutoCond, empresa que faz esse tipo de sorteio.

Outra forma de sorteio é quando se sorteia a unidade, e o condômino escolhe a vaga. Nesse caso, o sorteio pode ser mais demorado.

“Quando é assim, podemos levar algumas telas de LCD para os moradores irem acompanhando o sorteio e escolherem a vaga que desejam com mais rapidez”, afirma Ricardo Barros, da SíndicoPro, que também oferece esse serviço.

Há também a possibilidade de rodízio pré combinado. Então, quem antes usava a vaga 1, usa a vaga 2, e o ocupante da vaga 2 usará então a 3.

Essa forma é também bastante justa e rápida, uma vez que, dessa forma, todos os moradores usarão todas as vagas da garagem.

Uso de sistemas digitais para sorteio de vagas de garagem

Atualmente, a grande parte dos condomínios que faz sorteios opta por empresas que os fazem de forma digital. Ou seja, com seus próprios aplicativos.

É uma maneira segura e transparente de escolher as vaga. Uma coisa que começamos a fazer nos condomínios é deixar os moradores ‘brincarem’ com o sistema antes de fazer o sorteio propriamente dito. Assim, todos ficam tranquilos que síndico, corpo diretivo ou outras pessoas não estão sendo beneficiados”, explica Ricardo Barros.

Mas como esse sorteio funciona?

Para que a empresa faça o sorteio de acordo com as regras do condomínio, o mesmo precisa enviar uma série de informações para o prestador de serviços, como:

  • Lista de unidades;
  • Lista de vagas;
  • Quantas vagas cada unidade tem direito;
  • Quais as regras para a distribuição das vagas.

Dessa forma, a empresa consegue usar os parâmetros corretos para configurar o sistema e fazer o sorteio.

O sorteio acontece em menos de cinco segundos, e rapidamente todos já ficam sabendo onde irão estacionar seus carros em breve.

Nem sempre há um representante da empresa de sorteio no local. O síndico ou um funcionário da administradora pode, também, receber uma capacitação para fazer o sorteio.

“Uma curiosidade é que 80% de nossos clientes (Síndicos e corpo diretivo) nos falam que o grande benefício é a isenção e imparcialidade que proporcionamos a eles com nossa solução. Eles nos dizem que não sofrem com questionamentos sobre a idoneidade do processo, algo que nos tradicionais “bingos” ocorrem com frequência por vezes chegam a gerar tumulto e impugnação nas assembleias. – 100% dos clientes que fazem sorteio digital, não retornam para o manual”, explica Igor Araujo, diretor de operações da empresa Condox,

O que fazer quando o carro é maior que a vaga da garagem

Um reflexo dos sorteios de vagas é que, invariavelmente, haverá condôminos com carros grandes para vagas pequenas.

Vale lembrar que esse problema não deve ser encarado como da coletividade, e sim do morador que tem um veículo maior que a vaga que lhe foi designada.

O sistema de sorteio pode também não levar em conta quem tem vagas cobertas ou descobertas, caso haja diferenças entre os condôminos.

Para sanar a situação, o morador em questão pode procurar um vizinho que tenha um carro menor e uma vaga maior. A combinação deve ser acertada entre eles, por escrito, e ser enviada à administração.

Há também a alternativa de se levar em consideração o porte dos automóveis dos moradores no sorteio. Para tanto, é preciso mapear com antecedência as vagas em seus respectivos tamanhos- o chamado sorteio dirigido.

As empresas de sorteio também conseguem levar em consideração esse tipo de parâmetro. 

Daí, carros grandes são sorteados para vagas grandes e médias, e carros médios são sorteados para vagas médias e pequenas.

Outra medida a ser tomada em condomínios de grande porte é agrupar as vagas mais próximas de cada torre, evitando que um morador da torre A tenha que se deslocar até a torre D para pegar seu carro.

Um ponto importante durante o sorteio – independente do método escolhido – é que as pessoas dêem um pequeno visto na planta da garagem quando escolherem ou tomarem conhecimento da sua vaga. Assim é possível evitar diversos mal entendidos no futuro.

Depois da assembleia de sorteio de vagas

Quando a assembleia terminar, os moradores podem trocar suas vagas entre si, e depois disso, devem comunicar a troca por escrito ao síndico, ou à administradora.

O ideal é que haja um período entre a assembleia de sorteio e a data da mudança de vagas de mais ou menos duas semanas.

Nesse ínterim, a planta nova da garagem deve ficar exposta no quadro avisos ou no site do condomínio, por exemplo.

A nova planta também deve ser enviada a todos os condôminos junto com a ata da reunião.

Uso da criatividade na escolha das vagas

O síndico Pedro Anacleto conseguiu gerir de forma bastante positiva a questão de vagas presas. Veja:

Este ano “bonifiquei” quem casou a vaga antecipadamente. Funcionou da seguinte maneira:

As pessoas preenchiam um formulário antecipadamente optando por vaga casada (uma atrás da outra ou travadas) e já com seu par pré estabelecido, quem optasse por este preenchimento chamamos de vizinho solidário e então ele teria duas vantagens: 1 – ser o primeiro na ordem dos sorteiros 2 – poder escolher a vaga

Isto minimizou muito os problemas com vagas travadas, pois de 300 vagas tivemos certa de 130 que optaram por esta forma, sendo que em meu condomínio há 129 vagas travadas. Restaram apenas 41 vagas travadas, ainda que contando que inadimplentes concorrem a apenas vagas travadas. Imaginando um cenário de 15 inadimplentes, restaram em torno de 26 vagas travadas para o sorteio, aumentando assim as possibilidades de quem prefere vagas destravadas.

Este ano foi um cenário bastante positivo. Todos ficaram felizes.

Fonte: SindicoNet

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.