Manutenção preventiva e periódica de elevadores é fundamental para evitar acidente no imóvel

Cabe ao fabricante do elevador aferir problemas no equipamento

Reprodução Internet/elevemelevadores

A manutenção periódica nos elevadores é essencial para a preservação e para o bom funcionamento dos equipamentos. Por isso, todo cuidado é pouco e o melhor é prevenir para evitar algum tipo de acidente. “É nesse momento que o técnico realiza a verificação de uma série de itens responsáveis, inclusive, pela segurança dos usuários, indicando, quando necessário, a troca preventiva de peças”, explica Fernando Mansur, gerente da filial Minas Gerais da Atlas Schindler.

Sobre o uso diário do elevador, Fernando faz algumas observações. “É preciso respeitar o limite de carga do elevador, pois, além de comprometer a segurança dos usuários, essa ação poderá gerar o desgaste prematuro dos componentes. Também é preciso avaliar o funcionamento de interfones e alarmes, informando a empresa de assistência técnica sobre possíveis falhas. É bom lembrar que essa é a primeira comunicação do usuário com a portaria no caso de ocorrer alguma emergência.”

Fernando também aconselha a utilizar o acolchoado de proteção no elevador quando alguém for transportar objetos, principalmente em mudanças, para evitar danos na cabina. “Mantenha as condições adequadas de operação do equipamento, eliminando interferências como infiltração de água suja no poço, na casa de máquinas ou mesmo nos andares.”

CAPACITAÇÃO

Segundo ele, a Atlas Schindler oferece aos clientes da companhia uma equipe de técnicos treinados e especializados para realizar a manutenção mensal dos equipamentos. Sobre essa manutenção preventiva ele diz que é importante se certificar de que ela ocorra a cada mês e que seja feita por técnicos capacitados pelo fabricante. Na ocasião da manutenção preventiva do elevador, é indicado que a mesma seja devidamente sinalizada por meio de um aviso no próprio equipamento.

“A manutenção periódica deve ser feita conforme orientações do fabricante do elevador, inclusive com a inspeção dos freios de segurança e do limitador de velocidade, com a necessária aferição dos mesmos. É importante que o contrato de manutenção seja mantido com empresa idônea, que ofereça adequada estrutura de atendimento, equipe de técnicos treinada, engenheiro responsável, atendimento 24 horas, além de registro no Conselho Regional de Engenhariae Agronomia (Crea), licença dos órgãos de fiscalização, prefeitura e procedência de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Fonte: Estado de Minas, Lugar Certo

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.