18 dicas para economizar energia em casa

Veja como a decoração econômica pode ajudar você a reduzir os gastos mensais e a deixar seu lar mais belo e saudável

De uma certa forma, as contas de energia cada vez mais altas estão quase fazendo um favor à natureza. Combinadas com a preservação dos recursos ambientais, uma tendência cada vez mais forte cresce em todo o mundo: a decoração econômica.

Se economizar energia tornou-se imperativo no mundo moderno, a criatividade na decoração busca respostas cada vez mais sustentáveis e saudáveis, que beneficiam o bolso e o bem-estar. Quer saber como economizar energia em casa? Reunimos 18 dicas muito legais e eficientes para deixar o seu lar mais bonito e ao mesmo tempo gastar menos energia.

1 – Invista nas lâmpadas certas

Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa: trocar as lâmpadas eletrônicas pelas de LED.

Para se ter uma ideia, as lâmpadas de LED, que começaram a aparecer por aqui em 2009, não têm sua vida reduzida ao serem ligadas e desligadas constantemente e são duas vezes mais econômicas que as eletrônicas e seis vezes mais que as incandescentes.

Também podem ser encontradas em diversas cores, entre elas a branca e a branca morna, ideal para a iluminação indireta.

2 – Use cores claras

Usar cores claras nas paredes e no teto ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janela. Assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, eleja apenas uma parede para isso.

3 – Invista na iluminação natural

Na hora de construir ou reformar, invista na iluminação natural colocando mais janelas e claraboias pela casa. Este tipo de decoração econômica reduz o consumo de iluminação artificial e ar condicionado, e também é muito mais saudável.

4 – Use fotocélulas no exterior e em varandas

As células fotoelétricas acendem apenas à noite, quando a sombra as alcança, por isso ajudam a economizar energia em casa. São perfeitas para varandas e exterior. No jardim, outra boa pedida são as luminárias solares, que armazenam a energia do sol durante o dia e acendem à noite sem gastar nada de energia elétrica artificial.

5 – Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand by

Mesmo desligados, o aparelhos eletrônicos em stand by podem representar um gasto elétrico de até 12%.

6 – Racionalize o uso do ferro elétrico, chuveiro e da máquina de lavar

Evite usar esses aparelhos, considerados de alto consumo, nos horários de pico. O consumo é maior e eles acabam puxando ainda mais, fazendo o reloginho andar mais depressa. O chuveiro elétrico gasta mais entre 18h e 21h, quando a maioria das pessoas chega do trabalho.

31_03_economizarenergia

7 – Regule a temperatura da geladeira de acordo com a estação

Use o termostato da geladeira de acordo com a temperatura ambiente. No inverno, ao contrário do verão, ele não precisa ficar no máximo, ajudando a economizar energia.

8 – Evite deixar fogão e geladeira muito próximos

Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.

9 – Tire os aparelhos da tomada no final do expediente

Se você trabalha em casa ou usa algum cômodo com mais frequência, tire os aparelhos da tomada se só usá-los novamente no dia seguinte.

10 – Use dimmers para controlar a intensidade da luz

Controlar a intensidade da luz artificial não só deixa o ambiente mais gostoso, como ajuda a economizar energia. Nem sempre é necessário utilizar 100% da capacidade da lâmpada. É o caso de halls, lavabos e lugares em que não há muito movimento.

11 – Instale um sistema de aquecimento solar

Hoje há kits de todos os tamanhos. Se você instalar um apenas para o aquecimento da água do banho, por exemplo, você já estará gastando muito menos energia no dia a dia. O investimento compensa.

12 – Use panos de vidro nas paredes

Esse recurso, extremamente bonito e funcional, pode ajudar bastante a economizar energia em casa. E nem é preciso fazer uma reforma tão grande assim: você pode colocar panos de vidro em cima das portas, em parte do corredor ou até abaixo das janelas.

Basta abrir pequenos vãos na alvenaria. Outra dica é usar telhas de vidro no telhado das varandas ou onde não houver laje nem forro.

13 – Invista nos espelhos

O uso de espelhos na decoração econômica ajuda a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural que entra por portas e janelas.

14 – Verifique a borracha de vedação da geladeira

Borrachas em mal estado de conservação fazem a geladeira ligar o motor mais vezes para manter a temperatura. Mantê-las sempre novas ajuda a conservar melhor os ambientes e a gastar menos energia.

15 – Não forre as prateleiras da geladeira

Aqueles forrinhos nas prateleiras podem até ser bonitinhos para alguns, mas prejudicam a circulação do ar frio. A geladeira também trabalhará mais, puxando mais energia, para compensar.

16 – Faça limpeza periódica nos lustres

Manter lustres bem limpos, livres de poeira e de insetos faz com que a luminosidade das lâmpadas seja melhor aproveitada.

17 – Instale temporizadores

Nos lugares da casa onde as pessoas passam apenas ocasionalmente, outra boa saída é colocar temporizadores de movimento.

18 – Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado bem higienizados

O filtro sujo também faz com que o temporizador do ar-condicionado seja acionado mais vezes para manter a temperatura. Filtros bem higienizados e limpos também significam economia de energia em casa.

Agora que você já sabe como a decoração econômica pode ajudar sua casa e seu bolso, adote essas medidas e ajude o meio ambiente.

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.