Entenda a escritura e o registro de imóveis

Tire suas dúvidas sobre o processo de compra de imóvel

A maioria das pessoas reconhecem o contrato ou a escritura de um imóvel como sinônimo de transferência desse imóvel, mas algo que deve ser dito para melhor entendimento. Segundo a legislação brasileira, esses documentos são como parte de todo o processo da compra.

Na verdade, o contrato de compra e venda nada mais é do que um acordo que faz com que as duas partes honrem com suas obrigações, enquanto a escritura oficializa a transferência do imóvel em questão.

registro

O que é escritura de imóvel?

Se você já assinou o contrato, o próximo passo será a escritura do imóvel, um documento público oficial que validará o acordo entre as duas partes envolvidas. Ela é feita em um cartório de notas.

Se você estiver comprando um imóvel à vista, deverá ser feito uma confecção da escritura em um tabelião de notas, mas se na ocasião a compra for realizada por meio de financiamento, o contrato do banco em questão substituirá a escritura.

O que é o Registro do Imóvel

Depois da escritura ou contrato assinados será necessário que se encaminhe ao Registro de Imóveis para que a propriedade negociada transferida seja registrada na matrícula do imóvel.

Você tem dúvida em qual cartório registrar o imóvel? Saiba que cada imóvel tem um cartório específico dependendo da região.

Hoje em dia, para um imóvel ser transferido, basta que a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente seja feita. E o registro feito estará junto a matrícula dele.

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.