Aprenda a fazer paredes pintadas pela metade

Composição pode ser feita com tons claros ou vibrantes e vira espécie de objeto de decoração no ambiente

A moda de pintar paredes pela metade ou misturar duas cores, separadas por uma linha horizontal, vem ganhando “novos ares” há relativamente pouco tempo, tanto no Brasil como no exterior. O fato é que esse tipo de pintura já foi muito utilizado em outros períodos da história, em forma de barrados largos, tanto no teto quanto nos rodapés, e painéis de madeira – a clássica “boiserie”, que está de volta.

Por aqui, os vestígios desse estilo aparecem em casarões e fazendas coloniais. Mas em tempos de “street art”, a pintura decorativa ganha novos ângulos, formas geométricas e até mesmo o teto entra na onda. “Observamos a volta de uma preocupação ‘ornamental’ na decoração e, com isso, uma redescoberta do poder das cores na criação destas atmosferas cheias de estilo e personalidade. Daí, a cor se torna objeto de decoração”, diz a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer.

Parede pintada pela metade no quarto
A escolha das combinações de cores vai definir o estilo e sensação do ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Para a profissional, a escolha das combinações de cores vai definir o estilo e sensação do ambiente, que pautará ou será pautado pelas cores dos móveis e objetos que irão compor o espaço. Ela ensina que a composição pode ser feita por duas cores claras, para um ambiente mais tranquilo.

Para a opção de um mix de tons claros com vibrantes, deve-se levar em conta as cores dos móveis com as cores da metade de baixo da parede, pode-se optar também por neutralizar a parte de baixo em função dos móveis e usar uma cor de destaque na parte de cima.

Parede pintada pela metade tons claros
A composição pode ser feita por duas cores claras, para um ambiente mais tranquilo (Foto: Reprodução/Pinterest)

Existem várias possibilidades para esse tipo de decoração. A meia parede com ou sem barrado é uma opção. O truque é observar a altura dos móveis e incluí-los de preferência dentro desta metade inferior, evitando conflito de linhas no campo visual. No caso de quartos, o modelo “cabeceira” tem sido um dos mais utilizados pelo o que podemos observar em nossas pesquisas, tanto delimitando a área da cama e criados-mudos, como abrangendo o resto da parede. Já para cantinhos com poucos móveis ou hall de entrada, estas alturas podem ser mais livres.

Faça você mesmo

parede_metade
Faça o teste das cores para avaliar o tom escolhido na luz real do ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

O primeiro passo antes de começar a pintar é preparar a parede. Basta colocar a fita para fazer a divisão da pintura. Comece pela parte de cima, pois se houver respingos, é possível limpar e não estragar a pintura da outra metade da superfície. O procedimento é o mesmo usado para uma parede inteira, porém, a aplicação do produto é feita em duas cores diferentes. No apartamento do empresário Douglas Pichetti, as cores escolhidas foram bege e branco. “A sensação é que o ambiente fica muito maior. Para apartamentos pequenos, como caso do meu, com 40 m², funciona super bem. Eu mesmo fiz o trabalho e amei o resultado”, conta ele.

Dicas valiosas

parede_pintada_metade
Mas em tempos de “street art”, a pintura decorativa ganha novos ângulos, formas geométricas e até mesmo o teto entra na onda (Foto: Reprodução/Pinterest)

A profissional aconselha que os produtos escolhidos sejam à base de água, pois são fáceis de manusear e não deixam cheiro. Basta se atentar a algumas dicas:

Faça o teste das cores para avaliar o tom escolhido na luz real do ambiente e também para tirar aquela dúvida sobre a tonalidade que mais agrada;

Antes de iniciar a pintura, coloque roupas confortáveis. Opte por camisas de mangas compridas e não se esqueça dos óculos para proteger os olhos;

parede_quadros_metade
Para dar um up na decoração, aposte também na composição com quadros (Foto: Reprodução/PInterest)

Forre o chão com jornal, lona ou papel específico para proteger dos respingos;

Cubra os móveis com plástico e as maçanetas com papel alumínio;
Defina a área a ser pintada e coloque fita crepe ao redor das portas e batentes;

Dilua a tinta conforme indicado na embalagem, coloque-a no recipiente e molhe o rolo, retirando o excesso do produto;

Parede pintada pela metade no quarto
No caso de quartos, o modelo “cabeceira” tem sido um dos mais utilizados (Foto: Reprodução/Pinterest)

Faça um “W” na parede e preencha as letras espalhando a tinta;

Depois desse processo, deixe a tinta secar por pelo menos 4 horas. Se o dia estiver úmido ou chuvoso, o ideal é deixar o produto secar por 8 horas;

Aplique mais uma demão e respeite o mesmo tempo de secagem;

Caso tenha sobrado tinta, guarde-a conforme indicado na embalagem.

parede_sala_metade
A pintura pela metade, pode ser aplicada em qualquer ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Fonte: ZAP Imóveis

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.