Letter board começa a ganhar espaço no Brasil e deixa o ambiente personalizado

Os quadros de letra ainda são difíceis de ser encontrados no mercado brasileiro, mas é possível comprar a peça que dá um ar mais vintage

Tendência já bastante difundida no exterior, o letter board – ou quadro de letras – começa a ganhar espaço no Brasil. O objeto é bastante simples, mas pode fazer todo o diferencial, já que é capaz de deixar a decoração mais personalizada. Com ele, é possível escolher uma palavra ou frase com a qual o dono da casa se identifique. Além disso, o letter board é facilmente incorporado à decoração com harmonia e dá um ar mais vintage ao ambiente. O único problema é que ainda é tarefa complicada encontrar o objeto à venda no mercado nacional, mas não é missão impossível.

Já é comum no país usar quadros com mensagens, mas o letter board tem surgido como uma referência a ser usada, principalmente por ter um cunho afetivo em relação ao passado. “O uso do letter board é uma tendência que está surgindo timidamente no Brasil, ao contrário dos Estados Unidos e de outros países da Europa. Aqui, já tínhamos o costume de decorar os ambientes usando mensagens em quadros, palavras e letras soltas, mas agora temos uma referência a ser utilizada, e que um dia fez parte do nosso cotidiano. Quem não se lembra de ter visto estes letreiros de plástico em lanchonetes?”, questiona o arquiteto Artur Diniz.

letter-board-como-usar

O letter board tem surgido como uma referência a ser usada, principalmente por ter um cunho afetivo em relação ao passado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Para ele, essa é uma tendência que reflete a necessidade cada vez maior de as pessoas se expressarem através das palavras. “Chega a ser terapêutico o processo de montagem e remete diretamente às nossas brincadeiras de infância”, acrescenta. O resultado é sempre bastante original. “O resultado é elegante e sóbrio, mas a sobriedade pode ser quebrada pela leveza da mensagem que se quer passar”, afirma o arquiteto.

letter-board-decor

O resultado é elegante e sóbrio, mas a sobriedade pode ser quebrada pela leveza da mensagem (Foto: Reprodução/Pinterest)

O fato de garantir uma decoração mais personalizada também é ponto positivo. “Se você produzir seu próprio letter board, poderá personalizar com frases únicas, poemas seus, trechos de músicas que contam sua história, então não haverá nada mais original e simples. Já se comprar pronto, vai escolher um que tenha uma mensagem com a qual se identifique”, acrescenta.

São inúmeras as possibilidades de utilização do letter board na decoração e deve-se levar em consideração o efeito que se deseja alcançar na hora de escolher a mensagem que ficará exposta. “O letter board fica elegante em quadros pequenos, com mensagens breves, com as próprias frases dispostas a formar uma bela composição. Pode-se usar trechos de músicas e poemas. Pode-se ainda agrupar conjunto de painéis com frases que se complementam”, explica Artur Diniz.

letter-board-em-alta

O letter board fica elegante em quadros pequenos, com mensagens breves (Foto: Reprodução/Pinterest)

Um dos segredos para o sucesso do objeto na decoração é justamente a sua simplicidade. “O letter board é tão simples que aí reside sua beleza: fundo preto, letras em relevo, cor branca e moldura reta”, detalha o arquiteto.

Embora seja simples, ele permite uma gama imensa de possibilidades de composição e efeitos. “Basta usar a criatividade. Pode ser usado ao lado de outras peças decorativas, enriquecendo a decoração”, complementa.

letter-board-onde-encontrar

Um dos segredos para o sucesso do objeto na decoração é justamente a sua simplicidade (Foto: Reprodução/Pinterest)

Não existem regras e os quadros de letras ganham espaço em qualquer ambiente da casa. Porém, com certos cuidados, eles podem ganhar ainda mais destaque e deixar o ambiente mais charmoso. “O letter board ganha destaque quando apoiado em bancadas ou prateleiras. Na parede, poderá estar camuflado em meio a outros quadros, formando uma composição. Mas não passará despercebido, pois somos automaticamente impelidos a ler ou interpretar a mensagem”, garante Artur, que aconselha explorar mesas laterais, prateleiras, bancadas, mesas de centro e estantes. Já se usados em cozinhas e banheiros, eles dão um ar despojado ao ambiente.

Artur Diniz acredita que a popularização das impressoras 3D vai possibilitar encontrar o letter board e suas variações com mais variações e ainda cada um vai poder dar um toque de personalidade à sua peça. Porém, ainda que não encontrados com facilidade no mercado brasileiro, ele já desponta como tendência. “O objeto provavelmente estará presente nas principais exposições de decoração deste ano, seguindo a tendência de outros países da Europa e Estados Unidos”, diz.

letter-board-para-decorar

De fato, ainda existe dificuldade para encontrar os quadros de letras prontos no país (Foto: Reprodução/Pinterest)

De fato, ainda existe dificuldade para encontrar os quadros de letras prontos no país, mesmo em lojas especializadas em objetos de decoração. Porém, existem outras formas de comprá-los. “Ele são encontrados fartamente em sites de decoração do exterior que exportam para o Brasil.

Um letter board de 40×50 cm vai custar em torno de R$ 400, mas vai depender do material e do local da compra”, afirma Artur Diniz. O arquiteto ainda ensina outra maneira de adquirir e formar a peça. “Você tem a opção de importar apenas as letras, criar uma frase e encaixar no painel perfurado. Após isto, basta encomendar uma elegante moldura”.

letter-board-para-decorar-a
É possível encontrar as peças em brechós (Foto: Reprodução/Pinterest)

Existe ainda outras maneiras de comprar um quadro de letras. “No Brasil, empresas de comunicação visual fornecem letreiros com módulos para fixação direcionados a lanchonetes e outros estabelecimentos. Um painel 30×45, com aproximadamente 300 caracteres, custa em torno de R$ 70. Você pode fazer o pedido, montar seu quadro e caprichar na moldura. Vai ser sucesso”, garante. Outra dica que ele dá é garimpar as peças em brechós. “Você pode ter a surpresa de encontrar relíquias de famosos restaurantes ou lanchonetes para expor em casa”, conclui.

Fonte: ZAP Imóveis

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.