Dicas para diminuir os custos do condomínio

Algumas mudanças simples podem diminuir os gastos do condomínio. Confira as dicas

Provavelmente, uma das maiores reclamações de quem mora em prédios ou condomínios fechados: o valor da taxa do condomínio ou simplesmente custos. Reformas, gastos, ajustes, energia, usos e melhorias acabam entrando nesse valor e, por muitas vezes, os condôminos não concordam com o pagamento e geram uma grande discussão entre sindico, zelador e moradores nas tradicionais, famosas e turbulentas reuniões de condomínio. Mas, será que esse assunto tem alguma regra e pode haver diminuição no valor final de todo mês?

Bom, fizemos algumas pesquisas e analisamos que é possível, sim, diminuir os custos do condomínio. É claro que deve haver uma mobilização entre todas as pessoas do prédio. Mas, é possível. Buscamos as atitudes mais relevantes para diminuição de valor. Que tal reunir o pessoal do prédio e colocar esses pontos em prática? Vai valer muito a pena, ainda mais que todo mundo gastará menos dinheiro.

Fique de olho nos gastos com energia elétrica

Luzes sempre acessas, por exemplo, são gastos desnecessários e que podem ser evitados. Instale sensores nas áreas comuns do prédio e deixe que elas só se acendam quando, de fato, houver alguém circulando por lá. Além disso, substituir as lâmpadas tradicionais por econômicas ou de LED serão atitudes necessárias e que irá ajudar bastante na economia.

MOOCA

Atente-se aos gastos com água

O que muita gente sugere é que haja instalação de hidrômetros individuais para gerir os gastos com a água e conscientizar os moradores. Essa manutenção pode gerar uma economia de até 20% ao final do mês. Além disso, verificar se há vazamentos ou infiltrações é importante.

Instalar redutores de vazão e reaproveitar água da chuva são atitudes simples e que ajudam bastante na economia dos custos de condomínio.

c2

Não deixe que os condôminos fiquem inadimplentes

Ao notar atrasos frequentes dos condôminos tente ao máximo fazer negociações amigáveis. Isso é muito positivo para que o fluxo de caixa esteja sempre saudável e sem falta de cotas. Caso não consiga essas negociações amigáveis, entre com um processo judicial a partir do terceiro mês. Essa é uma recomendação adotada por muitos condomínios e ajuda bastante que os atrasos e inadimplências ocorram.

c3

Fonte: ImovelWeb

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.