Piscina, condomínio e cuidados

Com o verão, as piscinas dos condomínios costumam ser o lugar preferido dos adultos e das crianças. A manutenção tem que estar rigorosamente em dia, caso contrário os moradores podem adquirir doenças de pele, ficar com os cabelos danificados e até enfrentar casos de infecções intestinais, especialmente, nas crianças que facilmente ingerem água.

Para Eder Carlos da Silva, gerente de condomínios de uma administradora, a rotina de cuidados de uma piscina tem que ser cumprida o ano inteiro, mas é preciso levar em conta o tipo de uso que os moradores fazem do local.

“Tem casos em que a piscina recebe poucas pessoas por dia, (em) outros fica movimentada o dia todo”, alertou o gerente , reforçando a teoria de que a quantidade de produtos e a frequência da limpeza deve levar em conta o uso.

Para Silva, um condomínio, diferentemente de um clube, não exige exame médico dos frequentadores, por isso, não tem como evitar que pessoas com micoses, por exemplo, nadem. “Vale o bom senso e as campanhas de conscientização para que não urinem na água (sugestões que) são sempre válidas”, disse.

O profissional também destacou a importância da ducha antes de entrar na piscina para retirar o excesso de protetores solares do corpo e lembrou que o uso de óleos bronzeadores deve ser evitado.

“O excesso destes produtos deixa a água da piscina com aspecto de gordurosa ou mesmo com uma película de “gordura” visível, além de criar incrustações nas bordas e nos equipamentos das piscinas, podendo até reduzir a vida útil destes”, alertou da Silva. O recomendável, segundo ele, é também restringir o consumo de bebidas e comidas nas imediações da piscina, para evitar o risco de cair restos de alimentos ou derramar líquidos na água.

Para o gerente, as piscinas dos condomínios precisam passar por processo de filtragem todos os dias e receber cloro dia sim e dia não. O controle da quantidade de cloro tem que ser feito a cada dois dias, pois o excesso do produto danifica os cabelos e provoca irritação nos olhos, entre outros incômodos.

Já a medição do PH da água deve ser realizada duas vezes por semana e a aspiração, uma vez. Ele disse também que é recomendável ainda toda semana a limpeza da borda, aplicação de algicida, retrolavagem do filtro e controle da alcalinidade da água. Além disso, uma vez por mês, ou quando necessária, deve ser feita a supercloração e no mesmo ritmo, a clarificação e decantação da água.

Fora esses procedimentos, nos condomínios sob a gestão do gerente, “recomendamos sempre a contratação de uma empresa especializada em manutenção de piscinas para conferir a qualidade da água mensalmente e orientar os funcionários para que sigam corretamente as etapas de limpeza”, afirmou. A explicação de da Silva é de que, sem esse olhar técnico, com o passar do tempo, os colaboradores vão abolindo algumas práticas, mudando as quantidades de produto aplicado e a água vai ficando pouco a pouco imprópria ao banho.

Fonte: folhadocondominio.com.br

Entre em contato

(61) 3046-3600
(61) 3551-2210

Edifício One Park Business
Rua das Paineiras • Lote 06 Torre B • 6º andar •
Sala 604 • Águas Claras - DF • CEP 71918-000

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

      
Acesse nossa Política de Privacidade
© Garante Brasília. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Seens Tecnologia da Informação.